Ir para o topo


LabProdam – Contador de Ciclista

O Contador de Ciclista é aberto e colaborativo!

O contador de Ciclistas é uma iniciativa experimental do LabProdam (Laboratório de Inovação da Prefeitura de São Paulo), que filma em tempo real a ciclovia da Faria Lima e conta quantos ciclistas passam por lá diariamente.

LabProdam 

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2152 – 11º andar

Laboratório da Prodam -  Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de São Paulo –  parceira de governo aberto,tem o objetivo de desenvolver ferramentas voltadas à melhoria da vida do cidadão com foco na cidadania.   O LabProdam é um espaço para: – Desenvolvimento de ferramentas voltadas ao aprimoramento da participação social, transparência, inovação e integridade; – Realização de discussões e atividades sobre governo aberto, sobretudo na área de inovação tecnológica.   Atualmente, o LabProdam começa a implementar, ainda em fase de teste, o contador de ciclista 
Essa ferramenta faz parte de um conjunto de ações em políticas de governo aberto – que visa inovação, participação, transparência e integridade – implementadas pela Prefeitura de São Paulo.

Conheça outros espaços de inovação da Prefeitura

 

O contador de ciclistas é um experimento, ainda em fase de testes! Portanto, sugestões de aprimoramento e colaborações são muito bem vindas!  

Abaixo, existe um espaço para comentários, participe! Some-se a essa ideia e contribua para aprimorar essa iniciativa!

 

Observação: Como o contador de Ciclistas está em fase de implementação e experimentação, eventualmente o vídeo pode estar fora do ar e conter problemas técnicos na contagem.

 Av. Brigadeiro Faria Lima

 

Ferramenta aberta – do it yourself

O Contador de Ciclistas é um projeto experimental e colaborativo. Com uma câmera simples de 20 reais e algum conhecimento técnico é possível instalar o próprio contador. Disponibilizamos o software para quem quiser implementar em casa e aprimorar o funcionamento.

Baixe aqui o software contador de ciclistas

A médio prazo, vamos disponibilizar também um webservice de todos os dados captados pela câmera, por meio do software. Desta forma, quem tiver interesse pode trabalhar com a análise dos dados.

 

Como funciona

O “Contador de Ciclistas” é um software desenvolvido pelo LabProdam em linguagem C++ utilizando a biblioteca OpenCV, com licença livre.

A imagem de uma câmera simples, instalada em um prédio da Faria Lima, alimenta o software que detecta e separa o que é fundo da imagem (estático) do que é dinâmico (pessoas, carros, ônibus e afins). A partir de uma delimitação do espaço, no caso a ciclovia, o software detecta apenas o que se passe naquele trecho.

Com essa delimitação, o software é capaz de isolar um objeto em movimento, dentro do trecho, e acompanhá-lo em sua trajetória dentro da “área de interesse” (contorno preto no canto superior) onde é feita a avaliação do objeto: se é das dimensões de uma bicicleta e se tem uma trajetória e velocidade semelhantes às de um ciclista.

A imagem do contador pode ser disponibilizada em tempo real, via streaming, usando ferramenta livre.

 O código fonte está disponível em: https://github.com/LabProdam/ContadorDeCiclistas

 

Hardware – sensores

O LabProdam implantou um sensor de umidade, pressão e temperatura e integrou a um microcontrolador que se associa à imagem da câmera. Estas informações vão para o mesmo software de contagem e permite a integração entre os dados do contador e de ambiente.

 

 LabProdam

O Laboratório da Prodam -  Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de São Paulo –  parceira de governo aberto,tem o objetivo de desenvolver ferramentas voltadas à melhoria da vida do cidadão com foco na cidadania.   O LabProdam é um espaço para:

- Desenvolvimento de ferramentas voltadas ao aprimoramento da participação social, transparência, inovação e integridade; – Realização de discussões e atividades sobre governo aberto, sobretudo na área de inovação tecnológica.

 

implementação
Implementação Em implementação
Avaliação
Excelente

Comentários

114 Comentários

Enviar um comentário